domingo, 27 de setembro de 2015

Estudo para primários - O Ministério de Jesus parte - 4

Esse estudo tem uma mensagem especial que ajudará as crianças a conhecerem o plano de Deus para suas vidas.
A bíblia é o livro de Deus. Ele nos deu para sabermos quem Ele é, qual o seu plano para o futuro, e como devemos viver.

ÍNDICE

Deus
O pecado
Jesus
--> O ministério de Jesus
Livre do mal
Crescimento




O que as pessoas pensavam de Jesus?
Apesar de Jesus ter feito tantas coisas maravilhosas muitos achavam que Ele estava mentindo. Algumas pessoas ficaram irritadas quando Jesus disse ser o filho de Deus.
Mas outros acreditaram no que Jesus ensinou. Quando Ele chegou a cidade de Jerusalém, muita gente ficou alegre em vê-lo
Os discípulos colocaram algumas capas sobre um jumento e Jesus o montou.
As pessoas estenderam roupas no chão por onde Jesus ia passando, e outras também festejavam sua chegada balançando galhos que cortaram das árvores. Eles queriam que Jesus fosse o rei deles.


Jesus se tornou rei?
Não, Jesus não se tornou rei, ele sabia que logo diria adeus aos seus discípulos e amigos. Ele convidou seus amigos mais chegados para um jantar especial.
Jesus sabia que em breve ao morrer pelos pecados de toda humanidade.
Satanás não gostava das coisas boas que Jesus fazia. Então, ele tentou fazer Jesus ficar com medo e desistir.
Deus é muito mais poderoso do que Satanás. Ele já sabia o final da história: se Jesus morresse, levando o castigo por nossos pecados, cada pessoa que confiasse em Jesus receberia o perdão e viveria no céu com Deus um dia.




O que aconteceu com Jesus?
Depois da ceia da páscoa, Jesus foi orar com seus discípulos em um jardim. Enquanto Ele estava lá, Judas chegou com os homens que o prenderiam.
Jesus foi julgado. Ele foi levado a um grupo de pessoas que decidiriam o que fazer com Ele. Muitos vieram e mentiram a seu respeito, mas Jesus ficou calado.



Então o grupo decidiu que Jesus devia morrer. Jesus foi levado a outro homem, Pilatos, que tentou convencer o grupo a libertar Jesus, mas eles disseram: “Preguem Jesus numa cruz!” Pilatos fez o que as pessoas queriam e ordenou que Jesus morresse na cruz.
Jesus morreu de um modo terrível. Suas mãos e os seus pés foram pregados com grandes pregos em uma cruz de madeira. Mas, Ele continuou sempre bondoso e amoroso, mesmo quando zombaram e cuspiram nele.
O povo matou o único homem perfeito que já existiu. Jesus morreu por algo que Ele não fez. Ele não merecia morrer, mas Deus sabia que pessoas imperfeitas não viveriam com ele no céu, a não ser que uma pessoa perfeita levasse o castigo por elas. Jesus era perfeito e o único capaz de fazer isso.




  


O plano especial de Deus
Enquanto Jesus ainda estava vivo, Ele disse ao povo que ressuscitaria. Por isso, seus inimigos pediram a Pilatos para mandar soldados vigiarem o lugar onde Jesus estava enterrado, caso os discípulos tentassem roubar o corpo de Jesus para depois fingir que Ele voltara á vida.
Mas tudo fazia parte do plano de Deus. Deus sabia que pessoas imperfeitas só poderiam viver com ele no céu se os seus pecados fossem apagados. Deus também sabia que se uma pessoa perfeita levasse o castigo no lugar deles, todos poderiam ser salvos da morte.
Jesus era a única pessoa capaz de fazer isto, porque Jesus era perfeito. Ele não tinha pecado e não merecia castigo. Isto significa que Ele podia levar o castigo pelos nossos pecados.
Cada pessoa que peca merece morrer, mas Jesus morreu por nós. Então, agora é possível que os seus pecados sejam perdoados e esquecidos. Jesus entregou a própria vida para que as pessoas não fiquem longe de Deus para sempre. Quando você confia em Jesus para apagar os seus pecados, você pode ir morar com Deus e com Jesus no céu.


Onde Jesus foi enterrado?


Depois que Jesus morreu um homem chamado José, um dos seus seguidores, fez questão de que o corpo de Jesus fosse enterrado. Ele foi enterrado num sepulcro.
  



Jesus ainda está morto?
Não! A melhor parte do plano de Deus é que Jesus haveria de voltar à vida. Assim como Jesus restituiu a vida de um menino e uma menina, Deus daria a vida de volta a seu filho. Jesus esteve no túmulo por três dias. Deus enviou um anjo para avisar a todos que Jesus não estava mais ali. Os soldados que estavam guardando o lugar para que ninguém pudesse pegar o corpo de Jesus, ficaram apavorados quando descobriram que Jesus não estava mais ali. A notícia logo se espalhou e os amigos de Jesus souberam que Ele não estava mais morto.


O que Jesus fez depois que ressuscitou?
Depois que Jesus voltou á vida, visitou pessoas em diferentes situações.
Ele passou algum tempo com seus discípulos. Jesus sabia que não ficaria no mundo por muito tempo. Por isso Ele quis instruir seus discípulos sobre o que deveria ser feito depois de sua partida. Jesus queria que eles falassem sobre Ele às outras pessoas e sobre o que Ele fez quando estava aqui na terra.
Jesus queria que eles ajudassem outras pessoas a se tornarem discípulos também. Para isso eles teriam que contar o plano de Jesus para tirar o pecado do mundo. Todas as pessoas que acreditam em Jesus também devem fazer esta importante tarefa.
Desde aquele dia milhares de pessoas já creram em Jesus. Agora estas pessoas também são discípulos, e estão falando a outros sobre o plano de Jesus para salvar as pessoas de seus pecados. Você também pode ser um discípulo de Jesus.


Onde está Jesus hoje?
Jesus está no céu com Deus pai. Mas Jesus sabe o que se passa aqui na terra. Ele pode ouvir seus discípulos fazendo seus pedidos a Ele. Ele escuta as orações e seus amigos.




Eu posso ser um seguidor de Jesus?
Sim! Você pode. Se você crer em Jesus e crer que Ele morreu pelos seus pecados, você pode se tornar um discípulo também. Como seguidor de Jesus, quando seu corpo morrer, o seu espírito vai para o céu, para estar com Deus. Seguindo Jesus de acordo com o que Ele ensinou, você também poderá ajudar outras pessoas a conhecer o maravilhoso plano de Jesus.



O que acontecerá com quem não seguir a Jesus?
Quando as pessoas que não seguem a Jesus morrerem, elas não irão para o céu estar com Jesus. Pelo contrário, elas irão para um lugar que Deus preparou para satanás. Este lugar se chama inferno. Inferno é onde satanás viverá para sempre. É um lugar muito ruim.
A boa notícia é que ninguém tem que ir para o inferno e ficar separado de Deus. Por causa do plano de Deus, tudo o que temos de fazer é acreditar e confiar em Jesus, então Ele tira o pecado de nós, e podemos morar com Deus para sempre. Deus não quer ficar irritado conosco. Tudo o que temos que fazer é acreditar em Jesus, e Ele nos dará um lugar especial no céu.







Fonte: Seu livro da vida-edição  para primários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário