quinta-feira, 7 de julho de 2016

Teatro com Fantoches - Perdão

Perdão


INÍCIO: MAGA JÁ ESTÁ EM CENA
MARIA LINGUARUDA:  Maga! Maga!
MAGA:  Oi Maria Linguaruda!
MARIA LINGUARUDA:   Que bom que encontrei você! Sabe pra quê?
MAGA:  Pra quê?
MARIA LINGUARUDA:   Porque estou morrendo de vontade de brincar! E não tenho amiguinho!
MAGA:  Então vamos brincar!
MARIA LINGUARUDA:   Ah, que bom, Maga!
MAGA:  Vamos convidar o Zé para brincar com a gente?
MARIA LINGUARUDA:   Isso! Vamos chamá-lo!
MAGA:  Sim!
MARIA LINGUARUDA e MAGA:  Zé, Zé, Zé…
ZÉ:   Opa! Tô chegando meninas!
MARIA LINGUARUDA:   Oi Zé!
ZÉ:   O que vocês querem?
MAGA:  Vamos brincar!
MARIA LINGUARUDA:   Isso mesmo!
ZÉ:   Joia! Vou  brincar! Hoje eu to animado!
MAGA:  Que bom!
ZÉ:   Que tal a gente chamar o Gugu também?
MARIA LINGUARUDA:   Joia, ele vai ficar feliz!
TODOS:  Gugu, Gugu!
GUGU:  Eu não vou!
MAGA:  Não vem? Mas por quê?
GUGU:  Eu não vou não!
MARIA LINGUARUDA:   Mas porque Gugu? Vem aqui, nós queremos brincar com você!
GUGU:  Eu já falei que não vou!
ZÉ:   Ei cara, o que foi? Que bicho te mordeu, hein? Vem cara!
MAGA:  Mas porque você  não quer vir?
GUGU:  Eu to com vergonha!
MARIA LINGUARUDA e MAGA:    Vergonha?
ZÉ:   Ué! Ele nunca foi envergonhado! Pelo contrário, ele é sem vergonha! Né meninas?
MAGA:  Oh Gugu! Vem cá!
MARIA LINGUARUDA:   Vem Gugu!
ZÉ:   Vem logo cara, se não eu vou te buscar aí embaixo!
GUGU:  Não, não precisa! Eu já vou! (aparece com o nariz coberto de esparadrapo)
MAGA:  Shi! O que foi que aconteceu com o seu nariz Gugu?
GUGU:  (chorando) Eu vou dizer o que aconteceu com o meu nariz, snif, snif. Sabe o que foi?
TODOS:  o quê?
GUGU:  Eu tava lá na escada, lendo um livrinho, aí, passou a Maria Linguaruda e “thcum”, pisou em cima do meu nariz!
MAGA e ZÉ:   Em cima do nariz?
MARIA LINGUARUDA:   Mas foi sem querer, Gugu!
GUGU:  E depois ela veio pedir perdão e eu já falei que não perdoo!
MARIA LINGUARUDA:   Eu já disse que foi sem querer!
GUGU:  Mas eu não perdoo.
ZÉ:   Calma gente!
MAGA:  Gugu, que feio! Você não quer perdoar mesmo?
GUGU:  Não! Já decidi! Não perdoo.
MAGA:  Gugu! Você Sabe o que a Bíblia diz sobre o perdão?
GUGU:  A Bíblia? Ele diz alguma coisa é?
MAGA:  Claro! A Bíblia diz quantas vezes nós devemos perdoar o próximo.
GUGU:  É mesmo?
ZÉ:   É mesmo cara! E sabe quanto é?
GUGU:  Na, na, não!
ZÉ:   É 70 vezes 7.
GUGU:  O quê?
ZÉ:   É 70 vezes 7.
MAGA:  É isso mesmo Gugu!
GUGU:  Oh! Você já imaginou o tamanho do meu nariz, se ela pisasse tantas vezes em cima dele?
MARIA LINGUARUDA:   Ah! Mas eu não ia pisar em cima dele!
GUGU:  Não perdoo, não perdoo.
MAGA:  Gugu, você sabe fazer a oração do Pai Nosso?
GUGU:  A oração do Pai Nosso?
MAGA:  É Gugu!
GUGU:  Sei, sei sim!
MAGA:  Então faça uma vez!
GUGU:  Fazer agora?
MAGA:  É Gugu!
GUGU:  Zé, se eu me engasgar um pouquinho, você me ajuda?
ZÉ:   Ei cara, você não sabe?
GUGU:  Chi… (Fala baixo, risadas). É que eu engasgo de vez em quando.
ZÉ:   Tá legal! Pode mandar que eu ajudo!
GUGU:  Então vamos lá! “Pai nosso… como no céu, é, é.
ZÉ:   O pão nosso de cara!
GUGU:  O pão nosso… Hoje, e, ah! Esqueci! Essa parte eu esqueci!
MAGA:  Mas essa é a parte mais importante!
GUGU:  Engraçado! Bem nessa parte eu vou esquecer (risadas envergonhadas).
ZÉ:   Mas eu não esqueci, e vou te ajudar! Perdoai…
GUGU:  Perdoai as nossas… Assim como perdoamos, churum, churum (fala rápido)
MARIA LINGUARUDA:   Nossa! Eu não entendi nada!
ZÉ:   Você parecia uma metralhadora, cara!
MAGA:  Oh, Gugu! Você tem que falar devagar.
GUGU:  Tá legal. Perdoai… Assim, churum, churum…
MAGA:  Gugu! Assim não vai dar! Pois você mesmo tem que entender aquilo que está falando!
GUGU:  É mesmo?
MARIA LINGUARUDA:   É, pode falar, que essa parte é a mais importante.
GUGU:  É…, perdoai… (voz de choro) assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
MAGA:  Pois é Gugu, como você quer que Deus te perdoe se você não perdoa a Maria Linguaruda? Deus está pronto para te perdoar!
GUGU:  Quer dizer que eu tenho que ir lá, dizer para ela que eu a perdoo?
ZÉ:   É claro, cara! Já ta demorando!
GUGU:  (Fala com Maria) Oi!
MARIA LINGUARUDA:   Oi
GUGU:  Eu queria falar com você!
MARIA LINGUARUDA:   É mesmo?
GUGU:  Não, dá eu não consigo!
ZÉ:   Vai lá cara, você não é homem?
GUGU:  Eu sou!
ZÉ:   Então cara, se você não vai com suas próprias forças, eu sei de alguém que pode te dar toda a força.
GUGU:  É? Quem?
ZÉ:   Esse alguém é Deus, e é só você pedir para ele, que ele te dá toda a força.
MAGA:  Isso Gugu, peça agora mesmo em oração!
GUGU:  Eu vou pedir agora mesmo! “Querido Jesus, eu quero pedir, que o Senhor me dê força para perdoar Maria Linguaruda, eu não estou conseguindo. Me ajude, amém”.
TODOS:  Amém
(Gugu se aproxima de Maria Linguaruda)
GUGU:  Maria!
MARIA LINGUARUDA:   Oi!
GUGU:  Eu te perdoo!
MARIA LINGUARUDA:   Mesmo?
GUGU:  Mesmo, mesmo, mesmo!
MARIA LINGUARUDA:   Ai que bom! (eles se abraçam)
GUGU:  Como é bom saber perdoar!
ZÉ:   É isso aí rapaz, parabéns!!!!
GUGU:  É, Deus me ajudou.
MAGA:  É muito importante a gente pedir perdão, mas é mais importante perdoar. Sabe, perdoar é esquecer e não olhar para trás, aquilo faz parte do passado agora.
MARIA LINGUARUDA:   E como a gente se sente feliz agora, né Gugu?
GUGU:  É verdade.
ZÉ:   Ei criançada, vamos cantar uma música?
MAGA:  Aquela música que diz: A melhor oração é o perdão.
“A MELHOR ORAÇÃO É O PERDÃO (BIS)
SE TU PODES PERDOAR
TU PRECISAS ORAR
A MELHOR ORAÇÃO É O PERDÃO”.
Obs.: Pode substituir por uma música de perdão já conhecida.
Fonte WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário