Aqui estão algumas brincadeiras e dinâmicas que podem ser aplicadas dentro e fora da igreja, de acordo com a necessidade, conveniência e disponibilidade dos participantes.
Cante contando
OBJETIVO: Mostrar como é difícil é servir a dois senhores
Chame os participantes para frente.
Escolha um corinho para eles cantarem (deve ser o mesmo corinho para todos)
Junte uns 30 grãos de feijão (pode ser qualquer outros grãos). O participante deverá cantar um hino em voz alta para que todos os que estão assistindo escutem e ao mesmo tempo em que canta deverá mentalmente contar os grãos.
Quando terminar de cantar o hino, ele deverá dizer quantos grãos ele contou. O dirigente deverá conferir para ver se realmente tem a quantidade que ele disse. Se não tiver a mesma quantidade, ele está fora.
Aquele que no final tiver contado mais grãos este será o vencedor.
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Escolha um corinho para eles cantarem (deve ser o mesmo corinho para todos)
Junte uns 30 grãos de feijão (pode ser qualquer outros grãos). O participante deverá cantar um hino em voz alta para que todos os que estão assistindo escutem e ao mesmo tempo em que canta deverá mentalmente contar os grãos.
Quando terminar de cantar o hino, ele deverá dizer quantos grãos ele contou. O dirigente deverá conferir para ver se realmente tem a quantidade que ele disse. Se não tiver a mesma quantidade, ele está fora.
Aquele que no final tiver contado mais grãos este será o vencedor.
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Soltando balões
Material necessário: balões
(bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas
bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.
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Encontre o verso
Material: 1 Bíblia para cada grupo.
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!" Estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" Fala um versículo e depois "Fogo!".
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta.
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!" Estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" Fala um versículo e depois "Fogo!".
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta.
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Sorriso milionário
Material: bolinhas de papel amassado
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada
bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de
papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal
os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente,
olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir
primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira
com mais “dinheiro”, que será o milionário.
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada
bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de
papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal
os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente,
olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir
primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira
com mais “dinheiro”, que será o milionário.
Antes da brincadeira, pegue duas
fotos / desenhos / versículos bíblicos, recorte em peças como um quebra-cabeça
e coloque as peças dentro de balões. Deixe separado de forma que os balões
contendo as peças de cada desenho não se misturem.
Divida o pessoal em dois times. Amarre um balão com barbante no
tornozelo de cada um. Cuide para um grupo ficar com as peças de um dos
quebra-cabeças, e outro grupo com as peças de outro. No JÁ os participantes
tentam estourar os balões dos adversários, pisando neles. O grupo que montar
primeiro a foto / desenho / versículo que estava dentro dos balões oponentes,
vence.
Pescaria
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Alerta cor
Uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhados. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.
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Ginástica Bíblica para Jovens
Uma brincadeira super animada. O líder faz algumas perguntas para os
jovens, SE FOREM VERDADEIRAS as pessoas concordam seguindo as instruções dada
"SE" FOREM FALSAS não sigam as instruções
Exemplo: Se Abel matou Caim levante seu braço direito
Se a Bíblia tem 66 livros mova a cabeça
Se César foi Egípcio fique em pé
Se Ananias foi o ultimo nome de Paulo fique num pé só.
Exemplo: Se Abel matou Caim levante seu braço direito
Se a Bíblia tem 66 livros mova a cabeça
Se César foi Egípcio fique em pé
Se Ananias foi o ultimo nome de Paulo fique num pé só.
E assim você pode fazer várias perguntas relacionadas com várias
atividades com o corpo. É uma ótima maneira de começar uma Reunião os jovens
descontraindo e movimentando o corpo.
Qual a ligação?
A turma é dividida em grupos. O professor fará um desenho na lousa, levará objetos ou figuras e o grupo tentará descobrir a qual história aquele objeto se relaciona. Exemplo: Leão-Daniel, Túnica-José, Peixe grande-Jonas, Porco-Filho Pródigo, etc.
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Arranca rabo
Cada participante ganha uma tira de tecido (pode ser um lenço) para pendurar na parte de trás da calça, como se fosse a cauda de um animal. Ao sinal, todos correm tentando arrancar a cauda dos outros participantes. Vence quem conseguir juntar mais caudas, sem perder a sua.
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Torta na Cara
Escolher 6 participantes de cada equipe, são dois participantes por vez,
cada um com um prato de “Torta” na mão direita, a mão esquerda para trás, então
um responsável pela gincana, fala uma palavra, os participantes tem que cantar
uma parte de um louvor que tenha aquela palavra, assim que a palavra for dita,
o participante que levantar a mão primeiro, terá o direito de cantar primeiro,
se ele errar o ponto vai para equipe adversária, caso contrário, o
participante lambuzará a cara do participante da outra equipe, “lógico que sem
violência“. Depois pode ser chamada a próxima dupla e assim por diante.
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O mestre mandou
Escolher um participante para ser o mestre. Os demais obedecerão a ele. O mestre dá uma ordem, começando com “o mestre mandou”, por exemplo: “o mestre mandou pegar uma pedrinha”. Quem não pegar sai, quem pegar continua. Até que sobre somente um participante, que será o novo mestre.
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Personagens célebres
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Personagens Bíblicos
O professor cita uma letra do alfabeto e os grupos têm 50 segundos para escrever o maior número possível de nomes próprios bíblicos que comecem com a letra citada.
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Verdade ou consequência
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro.
Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é
perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo
da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade.
Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada
pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.
Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é
perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo
da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade.
Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada
pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.
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A B C com Personagens Bíblicos
Uma pessoa dá início a atividade mencionando o nome de um personagem bíblico. Quem está ao seu lado deve citar o nome de outro personagem com a mesma letra, mas não pode repetir um nome que já tenha sido falado anteriormente. Quem não souber vai saindo da brincadeira, até ficar o que será o vencedor.
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Quem sou eu?
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