terça-feira, 13 de outubro de 2015

O Amor de Deus - Teatro com fantoches

Diálogo
Objetivo: Mostrar Deus como o criador de todas as coisas e o seu grande amor por nós.
Tema: A criação
Recursos Visuais: fantoches principais (Lalá e Joãozinho)
Cenário: caracterizado por uma paisagem contendo árvores, flores, o sol e um riacho.


INTRODUÇÃO: Conversa do Gabriel com o fantoche. O Gabriel sai e começa o dialogo dos fantoches.
Lalá: Que lindas flores! Que perfume bom! Olha o céu! Que lindo azul!
Joãozinho: (entra em cena, olhando para Lalá desconfiado.) Oi Lalá!
Lalá: Oi Joãozinho!
Joãozinho: Vejo que você está com muita alegria. Por que tanta alegria?
Lalá: Você não sabe? Olha que céu lindo! Olha lá o sol! Que calor gostoso ele nos dá. Tudo isso é tão belo que fico feliz!
Joãozinho: É mesmo! Tudo é tão bonito e maravilhoso! (pensativo) Engraçado! Quem será que fez tudo isto?
Lalá: É mesmo, hein?! Quem será? Deve ser alguém muito bonito, pois tudo aqui é perfumado, cheio de cores, não é?
Joãozinho: É verdade! Deve ser também um grande pintor. Olha como tudo é colorido! A árvore tão verdinha! O céu azul, azul!... E o arco-íris? Todo multicor. As nuvens branquinhas, muito branquinhas... Veja! O rio é clarinho...
Lalá: Sabe, Joãozinho, quem criou todas estas coisas, deve ter muito amor. Pois só quem tem muito amor pode fazer coisas assim tão lindas.
Joãozinho: É Lalá! O criador de tudo isto é alguém muito especial. Mas quem será ele? Olha, Lalá! Um passarinho!
Lalá: Vamos perguntar para ele quem criou tudo isto?
Joãozinho: Ah! Menina! Passarinho não fala!
Lalá: Olha lá atrás! Um coelhinho! Que coelhinho lindo gente!
Joãozinho: Lalá! Quem criou este coelhinho deve ter sido o mesmo inventor do céu, das flores, das árvores e tudo isto que está ao nosso redor.
Lalá: Eh!... Já temos uma pista!
Joãozinho: (pensativo) Quem será?
Lalá: Joãozinho! Vamos procurar mais pistas por aqui?
Joãozinho: Vamos! Procure por aqui eu procuro por lá! (movimentando-se) Veja, Lalá! Quantas carinhas diferentes por aqui! (olham para as crianças)
Lalá: Joãozinho! São crianças! Estão nos olhando enquanto apreciamos toda esta paisagem.
Joãozinho: Quem sabe elas são capazes de nos dar uma pista?
Lalá: Então, vamos perguntar! Oi, criançada! Vocês sabem quem criou as flores, o céu, o coelhinho, o passarinho e o riachinho? Vocês sabem?
(as crianças provavelmente responderão: “Foi Deus... foi Jesus...)
Joãozinho: Deus? Jesus?
Lalá: Ah! Jesus... Eu já ouvi falar dele. Lá em casa se a comida queima no fogão, minha mãe fala assim: “Ai, Jesus!”
Gabriel: Ei, pessoal, eu voltei! Do que vocês estão falando?
Joãozinho: Nós estamos querendo saber quem é Deus.
Gabriel: Vocês querem mesmo saber quem é Deus?
Lalá e Joãozinho: Queremos!
Gabriel: Deus é um ser que você pode crer, Ele mesmo quer se mostrar pra você.
Lalá: Tem um problema. Como você garante que Deus existe? Eu nunca vi a Deus... Como é que eu posso acreditar nele?
Gabriel: Escuta Lalá. Você já viu as árvores?
Lalá: Claro!
Gabriel: Então você já deve ter visto quando o vento balança as árvores, não é?
Joãozinho: É. O vento balança as árvores... eu já vi!!
Lalá: É, eu também já vi!
Gabriel: E vocês vêem o vento?
Joãozinho: É... não vejo, não.
Gabriel: Mas você sente quando o vento balança os seus cabelos, não é?
Lalá: Sinto sim! O vento atrapalha o meu cabelo!
Gabriel: Pois é! (conversando com as crianças) Vamos fazer um teste ? Todo mundo prendendo a respiração!
(todos deverão prender a respiração até não agüentar mais)
Joãozinho: Já sei! O ar que eu respiro, eu também não vejo, e nem por isso ele não existe!
Lalá: É mesmo. Nós também não podemos ver a Deus, mas sabemos que Ele existe porque sentimos o amor Dele por todos nós!
Gabriel: Eu tenho um presente aqui para vocês, que pode explicar um pouco melhor sobre Deus.
Lalá: O que é isto?
Joãozinho: Aqui está escrito que é a Bíblia.
Gabriel: A Bíblia é a palavra de Deus escrita! Aqui fala sobre o amor de Deus. (leitura da Bíblia: Genesis). Aqui está escrito sobre quão grande é o amor de Deus por ter criado todas as coisas e a nós.
Lalá: É preciso ter muito amor para criar todas estas coisas.
Joãozinho: E nós precisamos amar tudo o que Deus criou. As plantinhas, os animais, os coleguinhas.
Lalá: Agora preciso ir porque minha mãe está me chamando.
Joãozinho: Eu também.
Joãozinho e Lalá: Tchau crianças.
Gabriel: Ah, vamos cantar uma música que fala sobre o amor de Deus. 

Jesus deixou a sua glória (Crianças Diante do Trono).

  

Fonte: Cantinho dos professores-EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário