quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A História de Rute

Uma linda história de amor e amizade
Rute era uma jovem da terra de Moabe; ela não era da nação de Deus, Israel. Mas, quando aprendeu sobre o verdadeiro Deus, passou a amá-lo muito. Noemi era uma mulher idosa, que ajudou Rute a saber sobre Deus.
A história de Rute e Noemi
Noemi era israelita. Ela, seu marido e seus dois filhos mudaram-se para a terra de Moabe, quando havia pouca comida em Israel. O marido de Noemi morreu. Os filhos de Noemi casaram-se com moças moabitas, chamadas Rute e Orfa. Dez anos mais tarde, morreram os dois filhos de Noemi. Ficando Noemi sozinha com suas duas noras.
Certo dia, Noemi decidiu voltar para seu próprio povo. Rute e Orfa quiseram ficar com ela, mas Noemi  disse às jovens: ‘Voltem para casa de vocês.
Noemi beijou as jovens em despedida. Elas começaram a chorar, porque amavam muito a Noemi. Disseram: ‘Não! Nós vamos com você, para seu povo. ’ Noemi respondeu, porém: ‘Devem voltar, minhas filhas. Será melhor para vocês. Então Orfa voltou. Mas, Rute não foi embora.
Noemi voltou-se para ela e disse: ‘Orfa se foi. Volte com ela para casa. ’ Mas, Rute respondeu: ‘Não me faça abandonar você! Deixe-me ir junto. Aonde você for eu irei também, e morarei onde você morar. Seu povo será meu povo, e seu Deus será meu Deus. Onde você morrer, eu também vou morrer, e lá serei enterrada. ’ Quando Rute disse isso, Noemi não procurou mais fazê-la voltar para casa.
Finalmente, chegaram a Israel. Passaram a morar ali. Rute foi logo trabalhar nos campos, porque era época da colheita da cevada. Um homem chamado Boaz deixou que colhesse cevada no seu campo. Boáz era parente do marido de Noemi.
A história de Rute
Certo dia, Boaz disse a Rute: ‘Eu soube de tudo sobre você, e como tem sido bondosa com Noemi. Sei que deixou pai, mãe e sua própria terra, e veio a morar entre um povo que não conhecia antes. Que Deus seja bom com você!’
Rute respondeu: ‘O senhor é bondoso comigo. Fez com que eu me sentisse melhor, falando assim comigo. ’ Boaz gostou muito de Rute, e não demorou muito até se casar com ela. Isso tornou Noemi muito feliz. No entanto, Noemi ficou ainda mais feliz, quando Rute e Boaz tiveram seu primeiro filho, chamado Obede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário