segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A FAMÍLIA UM PROJETO DE DEUS

Família feliz
Família - projeto de Deus



















Hoje eu vim aqui pra falar com vocês sobre a família feliz.
A bíblia nos fala que a família é um projeto de Deus!
Deus criou o primeiro homem da terra, seu nome era...
...Quem sabe? Isso! Adão.
Deus criou Adão e colocou ele no Jardim do Édem pra cuidar de tudo! Plantas, animais...
Adão gostou de tudo aquilo, inclusive de colocar nomes nos animais, era tudo muito lindo. Mas Deus observando os animais viu que criara um casal de cada espécie, o gato tinha a gata, o boi tinha a vaca, o leão tinha a leoa e todos aqueles animais tinham uma companheira e Adão não, Deus pensou, não é bom que o homem Adão fique só! Farei também uma companheira pra ele. Foi aí que Deus fez Adão dormir e quando ele acordou, imaginem só quem estava ao lado dele?!
Eva! Isso mesmo, Deus presenteou Adão com uma linda esposa.
E mais na frente os presenteou com filhos, Adão e Eva estavam felizes porque agora eles estavam completos, agora eles tinham uma linda família. Papai, mamãe e filhos! Que coisa linda esse projeto de Deus. E esse projeto permanece até os dias de hoje, a FAMÍLIA.
Foi por isso que Deus criou a sua família também, e ele quer que você cuide muito bem dela, tanto é que deixou na bíblia algumas tarefas para cada membro, para que assim a família viva feliz.
Vamos começar falando da tarefa do papai. 
Tarefa do pai: Efésios 5:28

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

Tá vendo papai que responsabilidade Deus te deu? Cuide bem da sua esposa.
Obs: Foram feitos cartazes com os versículos para melhor visualização e memorização.

Tarefa da Mãmae: Efésios 5:22

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

Que a mamãe cumpra com seu papel também, respeite seu esposo.
E para que nenhum se ache melhor que o outro, tem um versículo que está em 1 corintios 11:11 que diz assim:
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

Tarefa do papai e da mãmae: Colossenses 3:21

Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
Os pais devem ter autoridade sobre seus filhos, mas isso não quer dizer que têm que ser carrascos. Pelo contrário, tem que ser amorosos, conquistar os filhos, ser exemplo! Quando deixam de ser um exemplo, isso traz irritação, desânimo para os filhos. Os pais devem ensina os filhos não apenas com palavras, mas, sobretudo, com exemplo. 

  

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

É obrigação dos pais ensinar seus filhos a trilhar o caminho do bem para que eles sejam cidadãos responsáveis, íntegro, cumpridor de suas obrigações tanto para com Deus, como para a sociedade.

E agora a tarefa dos filhos: Êxodo 20:12

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá. 

Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. 
É isso crianças, obedeçam, respeitem e amem seus pais para que vocês vivam bem nessa terra.

Esses são alguns princípios que farão da sua família, uma família feliz.
Mas ainda não acabou, no início eu disse pra vocês que Deus criou o homem e a mulher, não foi? Então! Ele criou nosso corpo e tudo que ele criou foi pra glória dele, ou seja, o nosso corpo tem que agradar a Deus também!
Eu quero saber como é que vocês estão usando as partes do seu corpinho, como será que vocês estão usando?
Quem tem 2 pezinhos?  Deixa eu ver?  Fica em pé.
(sugestão de música: cuidado olhinho o que vê)
Pra que esses pés foram criados? Pra sair da sua casa para casa de Deus! Pra você sair da igreja e voltar pra casa e não passar em lugares que desagrada a Deus, não pra sair chutando a canela do coleguinha, não é pra fugir da polícia, esse pé aqui (ilustração) foi feito pra pregar a palavra de Deus, a bíblia diz que formosos são os pés daqueles que anunciam a palavra de Deus! Pra coisas boas os pés foram criados!
Pé Feliz

Pé triste

Outra parte do corpo que Deus criou, temos duas também, as mãozinhas! (ilustração) Levantem as mãos aí (trecho da música).
Pra que elas foram criadas? Pra glória de Deus. Pra que a gente usa as mãos? Pra orar, pra se cumprimentar, pra fazer um carinho, pra comer, pra fazer a atividade da escola, pra estender e ajudar o necessitado. Pra tudo isso as mãos foram feitas, nunca pra bater, nunca pra apontar e acusar, nunca pra fazer violência contra alguém, nunca pra roubar ou pegar alguma coisa que não é sua, nuca pra fazer gestos obscenos, feios! Nossas mãos foram feitas para glória de Deus, use para louvar a ele!

Mão triste

Mão feliz

E o olho? (ilustração) Quantos olhos você tem? Pisca aí seus olhinhos, (trecho da música) pra que foram feitos esses olhos? Também pra glória de Deus! O que você anda fazendo com seus olhinhos? Na igreja você fecha os olhos pra orar, na igreja você fica com os olhos bem abertos pra enxergar o pastor pregando, a professora ensinando na escola, pra ler a bíblia, pra fazer as tarefas da escola, pra prestar atenção na aula ou você ta usando seus olhos pra assistir porcaria na televisão, na internet? Será que você ta usando esses olhos pra ficar olhando a vida do vizinho? E fazendo fofoca da vida dele?  Pra que é que serve esses olhos?  Pra glória de Deus! Cuidado olhinho com o que olha! (trecho da música).
olho feliz

olho triste

E a orelhinha? (ilustração) Quantas temos? Duas não é? E pra que elas servem? Pra glória de Deus! O que você anda ouvindo com essas orelhas? A palavra de Deus na igreja, os conselhos do pai e da mãe, a aula da pró? Ou será que está usando pra ouvir músicas feias? Anda ouvindo fofocas, mentira, escutando conversa atrás da porta? Cuidado com o que você faz com suas orelhas, não esqueça que as orelhas foram feitas pra glória de Deus! (trecho da música)
Orelha feliz

Orelha triste

E por último, a boquinha, quantas nós temos? Uma né? E pra que ela foi criada? Isso! Pra glória de Deus! Pra cantar, falar de Jesus para as pessoas, cumprimentar, elogiar, dar bons conselhos, beijar! Vocês beijam crianças? Vocês beijam papai e mamãe? Tem que beijar, fazer carinho, mas nunca beijar na escola, porque criança não namora, criança não tem idade pra casar e é pra isso que serve o namoro, pra casar. Vocês nunca vão usar a boquinha pra beijar meninos na escola, estranhos, não, não, de jeito nenhum! Boquinha é pra beijar mamãe, papai, vovó, entenderam?
A boquinha não pode ser usada pra fazer fofoca, não pode ser usada pra falar mentira, não pode ser usada pra falar palavrão, nem criança e nem adulto! Porque tudo que o adulto faz a criança faz igual, se o adulto faz o que é bom a criança vai imitar o que é bom, se o adulto faz coisa feia,os filhos acabam fazendo o que é feio, então vamos usar a boca pra louvar a Deus! Pra dar bons conselhos, Pra falar coisas boas!
Boca triste

Boca feliz

É isso, vamos usar todas as partes do nosso corpo pra glória de Deus!
Então família, vamos procurar fazer da nossa casa um ambiente agradável, respeitoso, com a presença de Deus, para que possamos assim viver em um lar abençoado e termos uma família feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário