segunda-feira, 23 de março de 2015

José Parte II



Leitura bíblica: Gênesis 39, 40 e 41
Para memorizar: Porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava.        
Gênesis 39:23b

Contando a História
José foi levado para o Egito, onde os ismaelitas o venderam para um egípcio chamado Potifar, um oficial que era o capitão da guarda do palácio. O Senhor Deus estava com José. Assim, José ganhou a simpatia de Potifar e ele o deu a responsabilidade de cuidar da sua casa e de tudo que era seu.
José era um belo tipo de homem e simpático. Algum tempo depois, a mulher de seu dono começou a cobiçar José. Todos os dias ela insistia que ele fosse para cama com ela, mas José não concordava e evitava está perto dela.
Mas um dia, ela o agarrou pela capa, mas, ele escapou e correu para fora, deixando a capa nas mãos dela. Ela guardou a capa até que o dono de José voltou. Aí contou a história assim:
- Esse escravo hebreu, entrou em meu quarto e quis abusar de mim. Mas eu gritei bem alto, e ele correu para fora, deixando a sua capa no meu quarto. Quando ouviu essa história, o dono de José ficou com muita raiva e o colocou na cadeia.  Mas o Senhor estava com ele e o abençoou.
Certa noite, ali na cadeia, o copeiro e o padeiro que estavam presos por terem ofendido o rei do Egito, tiveram um sonho cada um. Quando José veio vê-los pela manhã interpretou os sonhos, e três dias depois aconteceu exatamente o que José tinha dito. O copeiro, porém, não se lembrou de José.
Dois anos se passaram. Um dia o rei teve dois sonhos e ficou muito preocupado e mandou chamar todos os adivinhos e todos os sábios do Egito. O rei contou os seus sonhos, mas nenhum dos sábios foi capaz de dar a explicação. Então o chefe dos copeiros disse ao rei que conhecia alguém que poderia interpretar seus sonhos. Então o rei mandou chamar José, e foram depressa tirá-lo da cadeia. José explicou ao rei que os dois sonhos queriam dizer a mesma coisa. Por meio deles Deus estava dizendo o que iria fazer. Haveria ali sete anos de muito alimento, muita fartura, em todo o Egito. Depois viriam sete anos de fome. José orientou o rei a escolher um homem inteligente e sábio para dirigir o país. O conselho de José agradou ao rei e seus funcionários. O rei reconheceu que o Espírito de Deus estava em José e o colocou como governador do Egito.
Durante os sete anos de fartura, a terra produziu cereais em grande quantidade. Acabando o tempo de fartura, começaram os sete anos de fome. Nos outros países o povo passava fome, mas em todo Egito havia o que comer.
Quando a fome aumentou no país inteiro, todos os países vinham ao Egito para comprar cereais de José.




José e a esposa de Potifar




Atividade para colorir os sonhos de José

Atividade para colorir-José na prisão






Nenhum comentário:

Postar um comentário